Protegendo sua gravação contra o uso indevido

Você carimba sua amostra?

a48Há diferentes opiniões sobre carimbar ou não uma amostra do texto de seu possível cliente quando se trabalha online. Nesta semana, vamos examinar como "carimbar" uma amostra e por que fazê-lo ou não.

No início…

Isso era uma prática comum quando se trabalhava apenas off-line. Ia-se aos estúdios e o locutor dizia o próprio nome antes de começar a gravar o teste.E mesmo trabalhando em um novo "ambiente", como participar de audições online (gravando amostras para aprovação), é comum fazer o que aprendemos como uma prática do ramo.


Por que não é feito com tanta frequência agora?

Os clientes não têm tempo a perder online. Em geral, levam algo em torno de 5 a 20 segundos para que eles concluam que começar a ouvir o arquivo foi um erro e é melhor parar de ouvi-lo.

Uma dica de marketing quando se trabalha online é que se você oferece a solução para o problema de seu cliente com apenas um clique e trabalhe rápido. Com isso, o comprador se sentirá um gênio por tê-lo encontrado.

Há quem diga que carimba as amostras e nunca perdeu trabalho por isso. Outros dizem que os clientes para os quais carimbaram as amostras não voltaram para contratar o serviço.

Ao enviar uma amostra genérica gravei apenas meu nome no início da amostra, para facilitar no caso dele querer ouvir minha gravação novamente. Se envio uma amostra do texto do cliente, não gravo meu nome no início, mas no título do arquivo. E carimbo o áudio com alguns bips. Afinal de contas, algumas pessoas podem usar nossa voz indevidamente se não carimbarmos as amostras.

E você? Carimba ou não carimba?

Você acha que isso ajuda ou prejudica na escolha do locutor para um trabalho?

{fcomment}

Comentários   

0 # Márcio Locutor 24-01-2012 14:47
Legal o blog Linda,

eu coloco uns bips quando o texto final é curto... Mas quando é um teto de várias páginas eu não carimbo, porque \"acho\" que o cliente não vai pedir pra vários locutores gravarem partes diferentes e usar todas hehehehe ou vai? :o

Abração!
0 # Linda Coelli 10-02-2012 20:35
Oi Márcio,

obrigada por comentar!

Eu faço o mesmo que você :-)
Mas procuro começar o texto lá pelo meio do parágrafo, só pra ter certeza rs rs A gente nunca sabe...

Grande abraço!
Linda

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Quem está online:

Temos 39 visitantes e Nenhum membro online