Meu primeiro curso em Rádio Vienense

a62

Como disse pelo Twitter, fiz um curso numa rádio de Viena, a Orange. Alguns amigos do ramo gostariam de saber do que se trata, mas o curso foi realmente muito básico, para quem nunca passou diante de uma rádio antes, mas é obrigatório para alguém ter permissão de realizar/apresentar um programa. Não se recebe algo como um registro (na DRT) mas apenas um certificado. Certificados em Viena são mais importantes do que a real aptidão do aprendiz.

A Rádio Orange se assimila a uma rádio comunitária, a diferença é que nela são apresentados muitos programas premiados e também incentivados financeiramente pela União Européia.

Mas o motivo desse post era mesmo falar sobre a única aula interessante que tive: Direitos na Mídia.

Em algumas das raras vezes que assisti tv, percebi que se protege muito bem a identidade das pessoas. Inclusive das culpadas. E achei isso muito proveitoso para locutores.

Vou explicar. Na tv, só é possível levar imagens não-autorizadas ao ar se a pessoa cometeu algum crime que lesou a sociedade. Até aí, no Brasil também é assim, mas aqui a imagem do rosto aparece borrada e nem a voz pode ser reconhecida. Para isso um locutor diz as falas do meliante. Mais trabalho para locutores, pois vozes de menores também não devem ser reconhecidas e sim gravadas por um locutor e inseridas no vídeo.

A mídia aqui tem poucos direitos, até os comediantes têm que se desdobrar para encontrar com o que fazer piadas sem correr o risco de ir pra cadeia. Talvez por isso haja tanto debate no rádio e na tv :)

E isso era o que eu tinha para dividir com vocês sobre um curso de 4 dias, que custou uns R$250 e apenas explica como funciona uma rádio. Mas só com o curso é possível que eu vá ao ar daqui a algum tempo… Se eu tiver tempo… (risos)

Não perca os próximos posts sobre a profissão de locutor. Tenho sido procurada por locutores em início de carreira que têm muitas dúvidas em como começar, e gostaria de dar minha contribuição, tentando ajudar a responder às principais perguntas. Se você quiser ser avisado quando o próximo post estiver no blog, cadastre-se abaixo.

Até mais,

Linda.

{fcomment}

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Quem está online:

Temos 82 visitantes e Nenhum membro online