Pagar para ouvir rádio e assistir Tv? - Parte 2

a74

Voltando a postar, do meio do frio verão vienense, quero agradecer a todos que têm deixado suas contribuições no blog com seus valiosos comentários. E encorajo você a deixar sua opinião também.

Ainda sobre a obrigatoriedade da "Licença de Tv" (em inglês) bonitinho o nome, né? Mas ao pé da letra, significa que, se você tem aparelho de rádio, tv, computador e até celular que estejam aptos a receber a programação da rádio/tv pública, você deve pagar uma taxa mensal, e a que se paga na Áustria é a segunda mais cara do mundo.

Já houve casos de pessoas que entraram na justiça pra ter a taxa suspensa, já que o sinal nem lá chegava! Depois de provada a existência de empecilho técnico, o reclamante está desobrigado do pagamento.

Aliás, taxa aqui é o que não falta… Paga-se até pra ser católico! Se alguém for batizado ou se declarar católico em qualquer documento, deve pagar uma taxa mensal para a Igreja Católica, que leva o fiel inadimplente pra justiça sem dó nem piedade. Conhecidos já relataram cobrança inicial por telefone. Mas isso é outra história...

a74a


A fiscalização

Saber quem tem rádio/tv/computador/celular e não paga a taxa hoje em dia é difícil em grandes cidades, por conta dos muitos aparelhos. Mesmo assim, no Reino Unido ainda é possível ver as vans da BBC  (foto) pelas ruas, tentando  encontrar aparatos sem licença. E eles ainda são bonzinhos: quem é cego não precisa pagar (incrível!). Na Áustria, a ORF (Radiodifusão Austríaca) até paga um prêmio aos seus free-lancers-caçadores-de-quem-não-paga-licença que conseguirem apanhar alguém ouvindo rádio/vendo tv "no negro". A ORF não se pronuncia a respeito, mas especula-se que o valor da recompensa seja equivalente a uma taxa mensal, aproximadamente R$45.  

Alguém assina tv a cabo extra? Problema de quem o faz. A taxa da tv pública deve ser paga. Se quem está "no negro" for pego, pode pagar inclusive pelo tempo retroativo, que pode dar alguns milhares de reais.

É nesses momentos que eu penso na nossa Tv Cultura, premiada mundialmente… Até a Last FM está cobrando pra que se ouça a rádio na web e deixando os antigos usuários chateados.

Então tenho aprendido que nem tudo é melhor no quintal do vizinho, mesmo que a grama pareça mais verde. Talvez o preço do adubo seja alto demais…

{fcomment}

Comentários   

0 # Jonatas 18-08-2010 14:04
Oi, Linda,
Tô sem palavras, isso é um absurdo!

Muito bom seu blog, tá nos meus favoritos.
vlw
+1 # Ana 18-08-2010 21:35
Adorei tudo! O assunto não poderia ter sido exposto de maneira melhor!!!!
Parabéns!!!! Bjs

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Quem está online:

Temos 97 visitantes e Nenhum membro online