Pagar para ouvir rádio e assistir Tv? - Parte 1

a75

Quanto você pagaria para ouvir sua rádio favorita ou assistir a programas de tv? Pra piorar, pergunto: Você se imagina desembolsando 800 reais por ano para tal? E se você fosse obrigado por lei? A-haaaa!

Questão difícil, não é? Na opinião dos que conheço, até revoltante. Mas na europa a maioria dos países exigem o pagamento de uma taxa para quem possui aparelhos de rádio e/ou tv. E isso para assistir a tv pública. Sim, pública! Não canais privados comerciais, mas a tv pública que deve ser voltada para educação e cultura. Aqui na Áustria além de recolherem as taxas dos contribuintes, ainda têm intervalos comerciais enormes… E apenas de grandes marcas! 

Imagine a minha surpresa ao ligar a tv, imaginando encontrar debates, programas educativos… Em vez disso encontrei enlatados americanos nos horários nobres!!! Conheço pessoas que mesmo pagando a taxa, bloquearam o canal público, de tão ruim que é…

E o rádio… é claro que aqui existem várias opções, mas partindo do princípio que "se você apenas possui um aparelho de rádio e /ou tv, está obrigado a pagar as taxas", considera-se consumir o produto pelo qual é obrigado a pagar… e essa deve também ser uma das estratégias para manter/aumentar a audiência. Pois é, a rádio pública também revolta contribuintes por não oferecer qualquer programação cultural ou educativa, além de ter intervalos comerciais abarrotados. É chamada por aqui de "cash-cow" da Rede ORF (Radiodifusão Austríaca.)

Ainda há muito sobre o assunto, como casos de pessoas que são processadas por não pagarem a taxa, entre outras coisas, que em apenas um post não dá pra abordar… Mesmo assim eu gostaria de saber a sua opinião. Por favor deixe seu comentário.

O que você faria se tivesse obrigatoriamente que pagar as taxas por recepção de programas de rádio e tv? Você se sentiria uma pessoa livre? Semana que vem tem mais!

Até lá!

Linda.

{fcomment}

Comentários   

0 # Sandra Marins 11-08-2010 15:41
Não é interessante ser OBRIGADO a nada. E se fosse pra pagar pra assistir Big Brother e afins, tô fora! Pra ouvir rádio, piorou, posso escolher agora também na internet... Que coisa, não imaginava que existisse uma coisa dessas! Parabéns pelo artigo.
0 # cilmar 11-08-2010 17:39
Rádio pago para se ouvir? Isso é um estelionato sonoro! Eu apelaria, como muita gente já faz,, para a net, MP3 e outros que tais!... Querem cobrar pela nossa alegria e liberdade de escolha? Eu, heim!...
0 # Xava 11-08-2010 19:28
Deus que me defenda, MAIS TAXAS, tsc,tsc . . .
Aqui na terrinha ainda bem que não temos que pagar nada . . . Mas com a programação que toca aqui o dia inteiro,TODOS OS DIAS, eu pagaria de bom grado pra que não fossem ao ar estas \"jóias\" . . .
Mas viva a net, o mp3, o vinil e livre-compartilhamento de arquivos !!!
Aliááásss . . . Como anda a legislação sobre compartilhamento por aí ???
Aqui, vários blogs extremamente bons tiveram que encerrar as atividades ou coisa do tipo . . .
0 # Linda Coelli 11-08-2010 20:16
Olá, Xava!

Aqui na europa é crime montar o site, fazer o upload das músicas ou baixá-las. Já houveram muitos casos de pessoas presas e outras que pagaram multas com até 5 dígitos. Na Alemanha por exemplo, uma amiga tentou baixar uma música em um site de file sharing e disse que imediatamente apareceu uma mensagem do tipo: \"fazendo conexão com a central da polícia\" rsrs então ela desistiu é claro! :D

Eu já tive vontade de tentar, pra saber se é só na região que ela mora, antiga Alemanha Oriental, onde havia aquela espionagem dos cidadãos por parte do próprio governo, mas tive receio, por ser realmente um assunto levado às últimas consequências por lá...

Inclusive pude perceber que os mesmos vídeos no You tube que assisto na Áustria, não podem ser vistos por quem está na Alemanha... Por essas e outras, por pior que possa ser, somos mais livres no Brasa! ;-)
0 # Ana 12-08-2010 08:50
Oi Linda!
Sim, a taxa obrigatória para poder assistir Tv/ouvir rádio me deixa irritada tb e nao é apenas no \"aparelho\" de tv em si, se vc só tem um computador na sua casa, ou qualquer outro aparelho de recepcao de sinal, vc tem que pagar a taxa tb. Mesmo que assista tv brasileira ou nem assista tv nenhuma. Só o fato de ter um aparelho apto a receber sinais já te obriga a pagar a taxa... mas esta é apenas uma das taxas obrigatórias por aqui. Para citar outras; tem a taxa obrigatória da igreja (mesmo que vc nao vá à igreja e o nao pagamento dá processo), os seguros obrigatórios e a previdência obrigatória do governo...etc

bjs
Ana
0 # Linda 12-08-2010 09:17
Pois é, Ana, tem tanta coisa pra falar sobre o assunto que dividi o artigo em dois... Recebi alguns pedidos de pessoas querendo saber mais sobre as diferenças Brasil-Europa no quesito Rádio, mas dá pra citar mais coisas, como você disse. O da igreja vem na semana que vem ;-)

Obrigada pelo post,
bjs
+1 # Silvio Henrique 12-08-2010 16:57
Assim como no Brasil, alguns \"conceitos\" atribuidos aos veículos de comunicação de massa são bastante questionáveis em outras partes do mundo. É preciso ficar claro, aliás, clarissímo, que a principal função dos chamados meios de comunicação de massa é contribuir diretamente para a manuntenção do regime demogrático. Estes têm de cobrar, mas não diretamente a seus telespectadores, leitores ou ouvintes. Têm de cobrar das instituições públicas e seus gestores posturas adequadas em relação ao cidadão, brasileiro, austríaco ou argentino.
O resto é tentatiiva manipulação.
+1 # ricardo gurgel 12-08-2010 22:24
Nada mais opressor que financiar obrigatoriamente o poder público a fazer o que ele não entende “comunicar e entreter”
0 # Josi 14-08-2010 17:52
Oi Nêga!!! :lol: Acho que essa é uma das poucas horas em que vc sente saudade do Brasil.E nós achávamos que aqui era a terra dos absurdos.Ser obrigado a pagar pra ver porcaria ninguém merece.Eu assistiria e ouviria tudo que fosse possível na net...
Seu blog tá uma graçinha :P
Bj.
Josi. 8)
0 # francisco 16-08-2010 13:38
Querida!!! estou amando essas novidades, eu pensava que malandragem era coisa de brasileiro. Lembra da nossa CPMF criada para financiar a saúde? financiou tudo, menos a saúde. Com certeza, esses comerciais longos são grátis ou bem baratinhos. Gostei do comentário pirracento da Josi, ficou a cara dela! saudades!

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Quem está online:

Temos 159 visitantes e Nenhum membro online