Empresas: antes de contratar um locutor freelancer, faça estas 5 perguntas

escolhaEstamos imersos na era da tecnologia, onde além de várias opções de pesquisa para escolher um bom profissional da voz para a sua narração, encontramos também alguns portais especializados em locução e locutores online. Isso torna mais fácil a missão de encontrar o profissional para fazer uma narração de qualidade. Nesses sites é possível ouvir a voz ideal para o seu negócio, o que é ótimo, mas é de suma importância levar em conta alguns relevantes detalhes.

Antes de contratar um locutor, faça estas 5 perguntas primeiro:

1- O locutor tem o potencial vocal necessário para a sua narração?

Você acha que o locutor tem uma voz interessante para a sua narração? Seja qual for o locutor selecionado, certifique-se de que você pode ouvir uma variedade de demos do locutor, levando em conta principalmente a sua capacidade de interpretação. Peça uma demonstração personalizada para seu produto ou marca com alguns estilos diferentes, se possível.

Importante: se eles são incapazes de responder às suas chamadas ou e-mails após o horário comercial, ele pode não ser a escolha perfeita para o seu projeto. Disponibilidade é um fator importante.

2- O estúdio de gravação do locutor tem boa qualidade?

Um estúdio de baixa qualidade pode realmente prejudicar o produto final. Isso parece bastante óbvio, mas ainda é algo para prestar bem atenção. Os elementos chave incluem um microfone de alta qualidade, ambiente de gravação à prova de sons externos, monitores de estúdio profissional, e uma boa configuração de computador (software, placa de som de qualidade ou conexão firewire, etc). Recomendo que todo locutor deveria deixar claro quais equipamentos utiliza para que os clientes possam ter conhecimento, pois a grande maioria grava seus áudios demonstrativos em outro lugar. Para ter mais segurança, ou se houver alguma dúvida, você pode pedir uma amostra de gravação feita no estúdio do locutor, para que você possa ter uma ideia exata de que tipo de gravação e qualidade o estúdio oferece.

3- O locutor já narrou produtos ou serviços afins?

Nada substitui a experiência. Dependendo do tipo de narração, recomendo trabalhar com locutores que têm larga experiência no mercado. Contratar pessoas pouco experientes pode ser algo bem bacana, tendo em vista a oportunidade oferecida, mas pode trazer decepções, uma vez que um principiante ainda não tem expertise suficiente para lidar com grandes empresas e projetos que exigem um pouco mais do locutor. Nesse caso, é melhor optar por profissionais que vão saber fazer do seu projeto um grande trabalho.

4- O locutor tem trabalhado com muitos clientes de peso?

Se eles estão no ramo da locução há algum tempo, então eles devem ter trabalhado com muitos clientes. Não tenha vergonha de solicitar o máximo de trabalhos já realizados. Veja se os clientes e empresas com os quais ele já trabalhou têm nomes reconhecidos nacionalmente, ou se são apenas empresas locais. A maioria dos locutores profissionais faz uma combinação de todos os itens acima, mas se os seus maiores trabalhos incluem grandes empresas, isso pode ser um indício de que eles têm experiência bastante para se envolver com o seu projeto.

5. O locutor vai entregar o que você precisa em tempo hábil?

Quando você tem um prazo rígido, a última coisa que você precisa é de um locutor que não está à altura do desafio. Hoje, existem muitos formatos diferentes usados para transmissão de áudio. Será que o locutor que você vai escolher sabe o que é um CCITT u-Law, 8.000 kHz, 8 Bit formato mono? Isso é muitas vezes usado para trabalhos de URA e mensagens telefônicas em geral. Será que o locutor que você escolheu tem o conhecimento, equipamentos e softwares para fazer essa conversão para você? Esse locutor responde às suas perguntas prontamente? Ele está disponível para falar com você durante as suas horas de expediente?

Estas são apenas algumas das perguntas e pesquisa que você pode fazer antes de contratar um locutor. E a melhor maneira de evitar ter todo esse trabalho sempre que necessitar do serviço de um profissional da voz (caso faça isso constantemente), é construindo o seu próprio grupo de locutores publicitários “aprovados”. Selecione algumas vozes femininas e masculinas que mais se adequaram às suas exigências e não perca mais tempo fazendo novas pesquisas e seleções.

Gostou das nossas dicas?
Compartilhe!

Até a próxima,

Linda.

{fcomment}

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Quem está online:

Temos 1411 visitantes e Nenhum membro online