Home studio e o ruído do ambiente externo: como trabalhar com isso

barulhoVocê resolve montar seu home studio, faz tudo para que seja um local bacana para trabalhar, mas depois percebe que a vizinhança não colabora. O ruído do ambiente externo pode estragar o trabalho de qualquer locutor. E não é só o vizinho! No ambiente em que você trabalha, também estão alguns “inimigos” do áudio perfeito.

Dentro da cabine, parece que nenhum tipo de barulho pode prejudicar a sua gravação, mas ele pode facilmente penetrar o espaço onde você grava. Muitas vezes você não consegue ouvi-lo, mas seu microfone irá capturá-lo, sem sombra de dúvidas.
Mas o que fazer?
Há algumas saídas para que você evite ou pelo menos para que possa bloquear os ruídos. A questão principal, claro, é o ruído ambiente. E você precisa parar para ouvi-lo e saber de onde vem. Provavelmente na sua casa tem um relógio de parede, o seu vizinho abre e fecha a porta da casa, do carro, a sua geladeira está ligada e trabalha constantemente. Normalmente todas essas coisas passam por você despercebidas, mas quando você ligar o microfone e iniciar a gravação, tudo isso vai se fazer presente em seu áudio.
Para combater o ruído do mundo externo à sua cabine, você precisa de um studio à prova de som. A dica principal é criar uma sala dentro de uma sala, uma caixa dentro de uma caixa, onde o ruído externo não será capaz de ultrapassar a área de gravação. Como isso acontece? Ao deixar um espaço vazio, forma-se uma espécie de câmara de ar em todo o seu ambiente. As paredes e portas do estúdio devem ter uma massa grossa e pesada para impedir qualquer onda sonora de entrar em seu espaço. Este é um investimento substancial e, certamente, é algo que recomendo, se você quer trabalhar profissionalmente com locução freelancer.
Aqui estão mais algumas dicas para ajudá-lo:
  • Cubra o piso com tapetes - isso é extremamente útil principalmente se você mora em apartamento. Ter alguns tapetes ao redor do cômodo vai ajudar a absorver parte do ruído.
  • Janelas com cortinas - cortinas grossas de boa qualidade são revestidas. Isso pode fazer diferença nos níveis de ruído que entram no ambiente.
  • Se você mora em um lugar pequeno, onde tem poucas paredes, a dica é “criar paredes”. Coloque uma estante ou um armário fazendo uma espécie de divisória, preenchendo o móvel com livros ou toalhas, roupas etc. Isso de certa forma cria uma barreira para o ruído, impedindo-o de chegar até a sua cabine.
  • Pode parecer óbvio, mas remover as coisas que fazem barulho no ambiente é mais certo a fazer. Desligue o telefone fixo, coloque o relógio bem longe da cabine – ou retire suas pilhas/bateria, desligue a impressora, coloque o seu telefone celular em outro espaço. É incrível como muitas pessoas começam a fazer uma gravação e, em seguida, o telefone começa a tocar.
  • Para evitar os reflexos sonoros do teto ou de outras superfícies planas, você pode cercar o local de gravação com superfícies poliédricas. Você pode encontrar no mercado todos os tipos de telhas acústicas, mas se você estiver com pouco dinheiro basta ir ao supermercado, ou até pedir a ajuda dos amigos para juntar bandejas de papelão, aquelas caixas de ovos para revestir o teto e paredes. Vale a pena apelar de todas as formas para manter o seu áudio limpo.
E você, como tem se relacionado com o barulho externo ao seu home studio? Compartilhe suas experiências conosco.
Um abraço.
Até mais!
CADASTRE-SE NA MINHA LISTA VIP:

captcha 

Odiamos spam. Seu email está a salvo e jamais será dividido com ninguém.

Sobre o autor: CONSTANTINO DE MIGUEL é um profissional da comunicação com mais de 25 anos de experiência em rádio e televisão. Ele trabalhou para a mídia internacional na Holanda (RNWO), Espanha (SER Radio), França (Euronews TV) e os EUA (LInkTV). Fundador dos estúdios PrimeVoices, é também correspondente de notícias estrangeiras da CCTV News, (China), cobrindo assuntos atuais da França e da Espanha.

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Quem está online:

Temos 205 visitantes e Nenhum membro online