Iniciante: Qual é a sua motivação no campo da locução publicitária?

a2

Ser locutor publicitário... Para muitos é uma profissão para fazer dinheiro fácil e rápido com um investimento mínimo. Já tenho uma voz! Eu sei ler! O Audacity é grátis! Eu posso comprar um microfone USB por alguns reais!  O que mais eu poderia precisar?!

Há duas coisas que eu tenho ouvido e visto muito recentemente. Primeiro, pessoas em situações quase desesperadoras acham que em curto prazo podem tornar-se uma voz talentosa e muito requisitada. Segundo, as mesmas pessoas que achavam que o investimento era baixo estão reclamando sobre a quantidade de dinheiro que precisam investir, em um esforço para ser ou se manterem competitivas. Não basta ter uma boa voz, é preciso ter ferramentas que auxiliem na execução do trabalho. E elas geralmente têm um preço.

Se você está começando e pensa em se tornar um profissional competitivo, é absolutamente necessário ter alguma outra fonte de renda. Na verdade, muitos profissionais da voz contam com outra renda. Alguns são músicos, atores, artistas, fotógrafos, professores, treinadores, consultores, designers gráficos, redatores, vendedores... Alguns até têm "empregos reais" em um escritório real. Certa vez uma leitora que já era locutora queria montar seu home studio e me perguntou se deveria pedir demissão do trabalho fixo em uma rádio. Um ano depois ela me escreveu e agradeceu por eu ter recomendado que ela não saísse da rádio até que seus clientes se tornassem recorrentes e seu trabalho conhecido. Em algum tempo, o normal é nos concentrarmos no nosso próprio negócio mesmo... E a rádio vira um hobby...

Embora seja perfeitamente possível “ganhar a vida”, para a maioria dos que estão começando, o normal é levar algum tempo antes de ver um retorno sobre seu investimento inicial. A pequena quantidade de renda e a certeza de que a rejeição diária vai se tornar uma parte de sua vida (você não pensou que ia ganhar cada audição/job, não é?), podem até dar a impressão que seu trabalho na locução não é bom e talvez até pior do que muitos outros empregos, mas não desista!

Caso você esteja olhando para a locução publicitária como uma maneira simples de fazer dinheiro rápido, então este não é o caminho certo para você. Não é simples nem rápido. E essa não é uma visão pessimista. Mas é importante ter expectativas reais e uma clara compreensão de que este negócio não é um caminho rápido para a riqueza e segurança financeira. Por outro lado, se a locução publicitária é verdadeiramente a sua paixão, então não importam as circunstâncias, você vai encontrar uma maneira de o seu sonho tornar-se realidade. Acredite.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos! ;)

{fcomment}

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Quem está online:

Temos 11 visitantes e Nenhum membro online