Programa Quem Conta Um Conto

Brasileiros em Viena ganham modo divertido de passar sua cultura aos filhos

a46

 

Dia 19 de fevereiro de 2012 ficará marcado para mim como "a minha estréia"… Toda estréia é especial para um locutor. Toda primeira vez dá um friozinho na barriga e não importa quantos anos de profissão a gente tenha, quando se olha para trás, a primeira vez é sempre especial… E no rádio temos a incrível possibilidade de ter várias primeiras vezes… Isso não é incrível?...

Concepção

Quando cheguei a Viena e comecei a aprender o alemão coloquei na cabeça que não poderia jamais trabalhar em rádio aqui…Resignei-me, mas Deus sempre coloca em meu caminho pessoas incríveis e, em 2008, conheci Vanessa Noronha Tölle, uma sergipana determinada que já morava aqui há mais tempo e tinha muitas idéias na cabeça…Com seu toque de Midas fundou a Sociedade Papagaio que promove nossa cultura e nossa língua, enchendo-nos de orgulho. Ela concebeu um programa de rádio e eu embarquei nessa viagem… Fizemos dois programas piloto e, após mais de um ano de trabalho e espera, entrou no ar dia 19 de fevereiro o programa Quem Conta Um Conto, na rádio Orange, em Viena.

Estou imensamente feliz e orgulhosa do programa, que é didático e visa passar um pouco de nossa cultura para os brasileirinhos que moram no exterior. Afinal, os pais brasileiros que têm filhos nascidos aqui, não têm muitas opções em passar a cultura para seus pimpolhos.


Realização

Graças ao apoio da Embaixada do Brasil, nosso sonho se tornou realidade. Geralmente, no Brasil, não acreditamos que alguma ajuda possa vir de órgãos públicos quando não se tenha um apadrinhamento, mas quando estamos no exterior vemos que as coisas são diferentes. Se comparada com as cidades brasileiras, Viena é uma cidade "pequena", com pouco mais de um milhão e seiscentos mil habitantes, do tamanho de Porto Alegre. E a Áustria é um país pouco menor que o Mato grosso.

entrevista2 entrevista3

 

Talvez por isso a gente se sinta mais perto da Embaixada. Mas não há como negar que a atmosfera acolhedora e o calor humano são realmente como no Brasil. E só depois da entrevista olhei as fotos e pensei: "Eu estava diante do representante da presidente do Brasil!!! E me senti tão à vontade…" Precisava de um bom lugar entre os interlocutores e só depois percebi que estava sentada no braço do sofá… Acima as fotos da entrevista que a repórter mirim Letícia Traxler fez com Excelentíssimo Sr. Embaixador Julio Cesar Zelner Gonçalves. Na verdade, nos sentimos num pedacinho do nosso chão e só quem está longe "de casa" compreende esse sentimento. Obrigada à Embaixada do Brasil por receber a equipe do Quem Conta Um Conto e acreditar nesse projeto! E obrigada também à pedagoga Vanessa Noronha Tölle por confiar em mim e à Sociedade Papagaio por proporcionarem-me esses momentos inesquecíveis!


No ar

Você pode conferir o programa e a entrevista no player abaixo. Os próximos programas irão ao ar pela rádio Orange, mas estarão disponíveis aqui no site como podcast também. Se você conhece brasileiros que morem com filhos no exterior, envie esse link para eles e você estará fazendo um carinho nas almas saudosas de brasilidade. E fique à vontade para deixar seu comentário.

Os próximos programas já estão em andamento :-)

Até a próxima,
Linda

 {fcomment}

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Quem está online:

Temos 261 visitantes e Nenhum membro online