"Além do Brasil" - Exposição sobre o Brasil, em Viena - Áustria PDF Imprimir E-mail

Rastreamento Johann Natterer pelo espaço e tempo

jenseits         

             "Até o início do século 19, o Brasil foi uma espécie de terra incógnita para os europeus. Após o casamento da arquiduquesa Leopoldina com D. Pedro, o príncipe herdeiro Português, em 1817, a Áustria enviou uma expedição científica ao Brasil para estudar o país, as pessoas, a flora e fauna. Johann Natterer (1787-1843) juntou-se à expedição como um zoólogo, viajando pelo país um total de dezoito anos. Como ele morreu jovem e a maioria de suas notas foram destruídas em um incêndio no Palácio Hofburg, em 1848, sua coleção e trabalho científico foi durante muito tempo negligenciado.

Graças aos esforços de Natterer, o Museu de Etnologia pode agora apresentar a coleção mais importante do mundo etnográfico sobre início do século 19 no Brasil. Composta por mais de 2.400 objetos, a exposição está entre as mais importantes de seu tipo, mas é pouco conhecida do público em geral. A exposição "Além do Brasil" apresenta a primeira pesquisa abrangente dessas coleções fascinantes e oferece muito mais do que um simples resumo histórico. Os objetos são colocados em contextos diferentes e ligados a temas contemporâneos como a globalização, a destruição da diversidade cultural, da memória cultural e as culturas em mudança." Museu Etno

A exposição acontece até janeiro de 2013, mas hoje às 19h, horário de Viena, estarei conferindo a abertura com discursos do Diretor do Museu Steven Engelsman, a Curadora Claudia Augustat e o Excelentíssimo Sr. Embaixador do Brasil em Viena Dr. Julio Cesar Zelner Gonçalves.

É claro que essa é uma ocasição para encontrar os amigos também. Essa é uma exposição importante não somente para nós brasileiros, mas para os amantes da cultura e do seu desenvolvimento. Já estou ansiosa! 

Nos vemos lá!

 

 

 

{fcomment}

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Quem está online:

Temos 127 visitantes e Nenhum membro online