Locução corporativa: como trabalhar bem esse segmento

a7As grandes empresas e corporações têm se preocupado cada vez mais com sua comunicação audiovisual, o casamento harmônico entre imagem e voz, que será divulgado em emissoras de TV e Internet (canais de vídeos, sites, blogs, etc.) apresentando ou vendendo serviços e produtos, ou somente a imagem institucional. Com isso, a locução corporativa ou institucional tem um papel importante. A partir dela, além de contribuir com empresas na apresentação de suas mensagens, o profissional que se dispõe a fazer esse tipo de serviço, pode ver seu trabalho ganhar o mundo, principalmente se o vídeo for narrado em outro(s) idioma(s).

No roteiro corporativo, papel no qual se encontra o texto com as ideias, onde é possível ter uma visão geral da narração, e assim um direcionamento, é possível já visualizar como será o produto final. Com ele em mãos, o próximo passo é analisar o vídeo, a trilha sonora, e determinar o ritmo e o tempo preciso para coincidir com o script para partes específicas do vídeo. Dessa forma, as palavras representam apenas uma pequena parte do total de percepção de uma mensagem. É muito mais relevante a apresentação e o timbre e a trilha sonora - o estilo do locutor e as trilhas escolhidas para o vídeo.

A narração corporativa tem particularidades. É um nicho que merece a atenção dos profissionais da locução. Ela pode não parecer tão atraente para determinados tipos de comerciais, por outro lado, o profissional que lida com locução corporativa, aprende um novo jeito de trabalhar: aprende a estudar o cliente e a desenvolver o projeto de acordo com a visão de comunicação dele. Assim como a locução comercial, esse tipo de narração permite divulgar mensagens de marketing diretamente para o público-alvo da instituição, por meio de uma voz que transmite a certeza de que o que se está vendendo vale a pena ser comprado.

 

{fcomment}

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Quem está online:

Temos 16 visitantes e Nenhum membro online